Vicios - FIBDA 2006
Neste texto resolvi falar-vos de uma outra paixão minha, a BD. Todos os anos se realiza, por esta altura, o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA), um evento que nunca perco. Este ano a principal exposição do certame decorre no Forúm Luís de Camões na Brandoa entre os dias 20 Outubro e 5 Novembro por apenas 3 euros de entrada. Existem outras exposições nos seguintes espaços da Amadora: CNBDI, Recreios da Amadora, Casa Roque Gameiro, Estação de Metro da Falagueira e Galeria Municipal Artur Bual.
Nos últimos anos a BD tem sofrido um grande desenvolvimento por via de argumentistas/desenhadores cada vez mais inventivos e histórias fortes como é o caso da exposição dedicada aos 10 livros do "Decálogo". A BD não é apenas super-herois (se bem que neste campo também vão surgindo pequenas pérolas) mas, acima de tudo, uma nova forma de contar histórias e emocionar ou reviver assuntos tabus na sociedade como o mais recente album nacional sobre Salazar (Miguel Rocha/João Paulo Contrim).
No Forúm Luís de Camões, que tive a oportunidade de visitar ontem, podem encontrar esboços do criador do cartaz (ver foto do lado) e vencedor do Festival no ano anterior, Filipe Abranches, uma exposição sobre o "Decálogo" com os livros para consulta e cenários miniaturizados que originaram as pranchetas e uma exposição sobre os maiores nomes da nossa BD contemporânea. Se tiverem sorte poderão ser surpreendidos por musica louca e ritmada, tocada por uma banda muito especial.
Deixem-se levar pelo sonho e vão até lá conhecer um pouco mais do fascinante Mundo da BD e se puderem, no final da visita, passem nos stands e comprem os albuns de um dos meus autores nacionais favoritos, Miguel Rocha, que vos irá surpreender.
Carpe Diem.