« Home | Uma boa diversão » | Contos "Noir" » | O Fim de uma Saga » | A Vingança do mais "fraco" » | I´m Back!!! » | Alma Gémea » | Siza Vieira » | Quando "Shinning" encontra "O Sexto Sentido" » | Ideias sobre Arte Contemporânea » | Opus da Vida de um Homem Banal »

Regresso às origens


Batman - O Inicio Posted by Hello

Depois do "Sin City" este era outro filme que aguardava ansiosamente visto ser um grande fã do personagem e dos comics associados ao mesmo. A história das adaptações cinematograficas do Batman começou espectacularmente bem com a direcção de Tim Burton nos 2 primeiros filmes e, quanto a mim, o segundo filme continua a ser o meu favorito dada a sua negritude e o cenário fabuloso de Gotham City (já para não falar dos vilões, os excelentes Catwoman - Michelle Pfeiffer e Pinguim - Danny De Vito), mas a entrada de Joel Schumacer nos filmes "Batman e Robin" e "Batman para Sempre" transformou o franchising num misto explosivo de cores e tematica gay.
O filme que agora estreou procura contar a origem do homem morcego e apresenta um Batman mais humano e com "gadgets" verossímeis, apesar de certas liberdades na criação da personagem como sendo a morte dos pais de Bruce Wayne que se dá à saida de um cinema e não de um espectáculo de ópera e o facto de Ra´s Al Ghul (supostamente) morrer.
Em termos de cenários temos uma Gotham City mais realista (baseada na cidade de Chicago), um Batmovel mais consentâneo com a realidade (um misto de tanque com jipe) e um fato de morcego/gadgets sem os adornos S&M de Tim Burton ou gay de Joel Shumacer. Em minha opinião os cenários dos 2 primeiros filmes realizados por Burton são geniais (no entanto menos fieis à BD) o que penso ser um ponto fraco deste filme, apesar dos cenarios menos trabalhados darem mais espaço às personagens para evoluirem.
Na zona dos herois, Christian Bale tem um estupendo desempenho, misturando a sua fleuma britânica como Bruce Wayne e a força do "Psicopata Americano" de Breat Easton Ellis enquanto Batman, apesar de ser fã de Michael Keaton, penso que foi uma boa escolha. Lucius Fox, Alfred e Gordon são interpretados na perfeição por Morgan Freeman, Michael Caine e Gary Oldman respectivamente, sendo que estes 2 últimos são dos mais fieis à BD (o Alfred de Caine é refrescante pelos momentos de humor inglês que instila ao longo do filme). O unico senão neste naipe de actores é a fraquinha Katie Holmes (Rachel Dawes) que não adianta nem atrasa no filme, pode ser que o marketing do seu relacionamento com Tom Cruise dê mais visibilidade ao seu papel...
Os vilões deste filme são mais fracos do que nos 2 primeiros filmes da serie (até mesmo nos 2 seguintes), temos o Espantalho (Cillian Murphy), Carmine Falcone (Tom Wilkinson) e Ra´s Al Ghul (Liam Neeson), que com um desempenho mais apagado dão maior relevância ao personagem principal... aguardemos pelo filme que se seguirá e o regresso do Joker. Uma última referência ao Asilo Arkham que parece um edifício simples e sem a força, ao contrário da "graphic novel" de Dave Mckean.
Em resumo, trata-se de um filme de regresso às origens e onde se vê mais a faceta de Bruce Wayne do que propriamente o Batman, se preferirem algo mais negro e original fiquem-se pelos dois filmes de Tim Burton. Por falar neste realizador, estejam atentos porque ele vai voltar na companhia de Jonhy Depp para um filme que deve ser a sua nova loucura "Charlie e a Fabrica de Chocolate".
Carpe Diem

Pois eu vi o filme e gostei muito pq conta a história desde o inicio e mosta como e porquê surgiu o Batman...

Cláudia

Enviar um comentário