« Home | Opus da Vida de um Homem Banal » | Para Reflectir... » | O Amor num Punhal » | Samara volta a atacar!!! :) » | Boys will allways be Boys » | Pensamento do Dia » | Poesia » | And the Oscar goes to... » | Milagre de Vida » | Valsa a 2 »

Ideias sobre Arte Contemporânea


Impossibility Posted by Hello

A ideia para este texto surgiu de uma noticia de hoje onde o artista britânico Damien Hirst admitia ter feito algumas obras "...tolas..." ao longo da sua carreira. Após ler a noticia, imaginei que seria interessante reflectir se poderemos considerar Arte aquilo que este homem faz.
Para quem não conhece o artista de que falo vou fazer um brevíssimo resumo: trata-se de um artista plástico/conceptual inglês, com 39 anos, que habitualmente cria "obras" controversas, as quais ocupam salas inteiras (conhecidas como instalações). Exemplos de obras suas são instalações de tubarões conservados em formol (ver foto acima, a "obra" chama-se "The Physical Impossibility of Death in the Mind of Someone Living"), o uso de borboletas vivas e/ou mortas para compôr um mosaico, cabeças de vaca em estado de putrefacção, um Cristo pregado na cruz feito de cigarros e aquela obra que mais polémica criou, onde o Papa em tamanho real era apresentado caído no meio de uma sala com uma pedra em cima.
O conceito de Arte tem mudado ao longo do tempo, no entanto, em termos meramente pessoais e de gosto, não considero Damien Hirst um artista, e custa-me chamar obra de arte ao que ele apresenta. Prefiro um Christo (são gostos...) com as suas instalações ecológicas (tema para um próximo texto) do que um homem que procura acima de tudo chocar. É certo que a Arte deve interrogar, fazer pensar, mudar perspectivas de vida, mas quando isso se faz tendo por base o choque e mostrando coisas sem sentido, para mim não é arte com A grande, é sensacionalismo.
É certo que um artista como Damien Hirst ou se ama ou se odeia, mas o curioso é que na noticia de hoje ele considere que algumas obras são "...tolas...", que fez algumas coisas "...embaraçosas..." e que "... não são de todo obras de arte...". Tem mérito por isso, no entanto, como ele existem muitos denominados artistas que por utilizarem o choque e serem bem trabalhados em termos de marketing se elevam ao mundo da Arte.
Como nota final deixo um tema para debate, a nova "criação" de Damien Hirst (patente na galeria nova-iorquina Gagosian) são pinturas realistas baseadas em fotografias de imprensa, às quais se limita a dar o último toque para justificar a sua autoria. Gostava que, quem ler este texto comentasse a frase do artista acerca deste novo trabalho:
"... Não gosto da ideia de que uma obra de arte tem de ser executada por um artista. É uma ideia antiquada. Os arquitectos não constroem eles mesmos as suas casas...".
Digam de vossa justiça, isto é Arte? O que é Arte?
Carpe Diem.

Meu Caro

A arte, (seja o A grande ou pequeno, que pelos vistos é uma ideia que lhe é cara), não tem como objecto o "gosto" "não gosto" de cada um...que é necessariamente redutor e esconde normalmente ignorância...ou cegueira.
Fica o meu amigo chocado com a obra:
"The Physical Impossibility of Death in the Mind of Someone Living") !!
Se reflectir sobre o título da mesma e olhar de novo a obra em questão, talvez se faça luz...quem sabe ?
Saiba ao menos isto: Toda a grande arte chocou no momento em que apareceu...É função da Arte romper conceitos instalados ! E com isso choca sempre os espíritos mais débeis.
Há-de me explicar a ecologia no Reichtag do Christo ! ou no Pont Neuf...
Espero que se dê conta da irrelevância dos seus "gostos", neste contexto...Houve, há sempre alguém que não gosta que as coisas mudem; A Nona Sinfonia de Bethoven teve as piores críticas; Van Gogh pintou setecentas telas e vendeu uma em vida...Houve quem cuspisse numa tela de Modigliani...
Ou seja, houve sempre gente que o acompanha.
A citação de algumas frases fora de contexto da entrevista de Damien Hirst, só colam em quem não a leu toda...e não conhece a sua obra em profundidade...O que decididamente não é o seu caso.
Quanto á frase que tanto o perturba:
"... Não gosto da ideia de que uma obra de arte tem de ser executada por um artista. É uma ideia antiquada. Os arquitectos não constroem eles mesmos as suas casas...", e as obras que estão na sua origem ficam duas perguntas:
Conhece a obra de Andy Warhol ?? E a de inúmeros artistas com A grande, (como o senhor gosta de dizer), que se lhe seguiram?
Já leu Marcel Duchamp ??
Não!
É que estes conceitos que tanto o chocam, já não são mesmo nada novos...E estão consagrados na história da arte cntemporanea

atenciosamente

David Olsen Bettencourt

Se me permite, só três pequenas correcções ao meu comentario que o tornam não só mais correcto como também mais claro:

onde se lê: Há-de me explicar,(forma errada),
tenha a bondade de ler:
Há-de explicar-me.

No final do comentário queira por favor ler:

-Quanto á frase e à obra que a origina e que tanto o perturba:
"... Não gosto da ideia de que uma obra de arte tem de ser executada por um artista..............................

e ainda onde lê cntemporanea; leia por favor: contemporanea

apresentando desde já as minhas desculpas por estes lapsos.

David O. Bettencourt

Caríssimo David:

Antes de mais agradeço a sua missiva porque as opiniões são sempre bem vindas, mesmo quando contrárias ou em desacordo com o texto.

Como sabe, isto trata-se de um blog onde eu exprimo a minha opinião e não sou obrigado a gostar de Damien Hirst, no entanto, respeito a sua opinião e o seu gosto porque ao contrário do que diz, a arte é apreendida por cada um conforme a sua capacidade de entendimento e o seu gosto pessoal.

Por outro lado, não sei quem lhe disse que eu não conheço Warhol ou Duchamp, fique sabendo que conheço e também não gosto do trabalho de ambos, estou no meu direito, não demonstro com isto ignorância ou cegueira, apenas não sou obrigado a gostar.

Queria ainda dizer-lhe que tem razão num ponto, quando disse que o trabalho de Christo era ecológico não era este o termo correcto. O que pretendia dizer era que este artista usa materiais biodegradáveis para tapar a visão de certos edíficios de modo a que as pessoas sintam que falta algo e passem a dar mais valor a esses locais.

Para finalizar queria ainda dizer-lhe que nada no meu texto demonstra que fiquei chocado com a frase final de Hirst, coloquei-a para gerar o debate e receber opiniões.

Atentamente
Carpe Diem

"É função da Arte romper conceitos instalados ! E com isso choca sempre os espíritos mais débeis."!?
É debilidade considerar que há obras de arte que, pura e simplesmente, não prestam!? Não me parece….
Meu caro, há obras que são muito "boas"; há obras de que não gostamos; há as que, embora belas, não são de todo arte; e há, ainda, obras de que gostamos que não são arte nem belas!
Toda a obra de arte foi feita com o intuito de ser apreciada, discutida, comentada. Assim sendo, todo ela terá como consequência um "gosto" ou "não gosto" de quem as contempla!
É debilidade atrever-me a dizer que "não gosto"!?
Só é Arte aquilo que cria impacto, estranheza, sentimento de AMOR ou de ÓDIO…"gosto"/"não gosto", meu caro David! O "não gosto" não é necessariamente sinónimo de "não entendi nada desta porcaria!". O "não gosto" pode apenas significar que "Esta obra não me diz nada. Fiquei igual!".
O simples facto de fazer um juízo de valor significa que parei para apreciar. Significa que aquilo não foi indiferente, que mexeu comigo!
No seu comentário partiu sempre do pressuposto que o "não gosto" esconde ignorância e falta de sentido estético. Muito injusto, não lhe parece?
Quem lhe disse que todos temos de gostar daquilo que os "pseudo-intelectuais" gostam!? Isso sim é ignorância e falta de sentido estético! Onde está o seu sentido crítico!? Onde está o seu gosto (critério artístico). Meu caro, a realidade sensorial classifica em termos de "belo" e "feio". E todos nós temos um conceito de "belo" e de "feio" muito bem definido.
Arte advém da capacidade que alguém com talento tem para despertar os nossos sentidos. Dar-nos uma sacudidela na alma! Claro que podemos, ou não, gostar dessa sacudidela. Caro David, acredite que esta, em alguns casos, até nos pode ser completamente indiferente!
A arquitectura, a pintura, a escultura, a música e a poesia são exemplos de artes que exprimem um sentimento estético. É ignorância não apreciar Siza Vieira!? É ignorância não gostar de Paula Rego!? É ignorância não gostar de Madredeus!?
Claro que não, Sr. David!!!!!!!! Não é ignorância, nem tão pouco falta de clareza estética.
É assim tão difícil aceitar que há obras, consideradas de Arte, que nos causam admiração e agrado e outras que não!?
Dos artistas que acima indiquei, há quem goste de todas as suas obras; há quem goste apenas de algumas (penso que a maioria de nós); e há quem não goste de todo. Mas numa coisa todos estamos de acordo (até mesmo os que pertencem a este último grupo!) ...o que ambos fazem é Arte!
Meu caro, nem todos gostamos de amarelo apesar de, todos sabermos que o amarelo é uma cor!
Teresa

"É debilidade considerar que há obras de arte que, pura e simplesmente, não prestam!?"

Pode ser que não, pode ser que sim.

Dependendo muito da cultura e da abertura de espírito de quem julga...e nem todos estamos aptos a julgar...

"É ignorância não apreciar Siza Vieira!? É ignorância não gostar de Paula Rego!? É ignorância não gostar de Madredeus!?"

Não os apreciar...pode ser muita coisa...
tem a ver com afectos, e não com conhecimento.

Mas considerar qualquer deles maus autores, na sua área...Só pode ser ignorância sim !
lamento.

Maria H. Sinner

quanta presunção em cada:
"gosto; não gosto"!!...
que vácuo enorme se cria.
quão melhor seria o mundo;
sem ignorância atrevida.


A. Dias

Presunção!?
Se considerarmos que "gosto" demonstra prazer, agrado, vontade, um critério artístico... onde está a presunção!?
Todos temos o direito de gostar ou não gostar sem que, mesmo assim, deixemos de tentar compreender. Isso sim é de extrema relevância!
Olhar para a obra com "olhos de ver" e com a mente aberta! Não nos limitarmos apenas à pequena legenda ao lado da obra.

Para mim, arte sem crítica, sem valorização, não existe! É algo sem sentido, frio e pertencente apenas ao universo de quem a criou.
Ana T.Tavares

Não consigo considerar arte tubarões conservados em formol, cabeças de vaca em putrefacção, enfim a “Arte” de Damien Hirst.
Uma das suas obras controversas representa Deus como uma pilha de comprimidos. São os seus assistentes que executam as suas obras como o próprio declarou aos jornalistas : “...Ás vezes tenho mil ideias para pintar mil quadros, por isso recorro aos meus ajudantes que pintam melhor que eu...”, assim qualquer pessoa sem o mínimo de sensibilidade artística se pode tornar num “Artista Vigarista”.
Também não posso deixar de referir um outro “Artista” Gunther von Hagens de quem também não gosto das obras, utiliza um processo que ele chamou de “plastinação” de corpos humanos que são manipulados e expostos ao público sem qualquer tipo de escrúpulos, na minha opinião o corpo humano deve ser exposto assim somente ao serviço da medicina.
Considero estes “Artistas” sensacionalistas que pretendem atrair multidões através de “coisas” chocantes e provatórias a que muitos chamam e consideram arte.
Respeito que possa gostar deste tipo de arte, eu não sou capaz, para mim arte não é isto...

Quanto à frase “...Não gosto da ideia de que uma obra de arte tem de ser executada por um artista. É uma ideia antiquada. Os arquitectos não constroem eles mesmos as suas casas...” claro que os arquitectos não constroem as suas casas porque não é esse o trabalho deles, existem os pedreiros para as construírem, os arquitectos projectam e desenham as suas casas, o que é completamente diferente do que Damien Hirst faz porque supostamente um pintor deve pintar as suas obras.

“Arte é uma das muitas formas que existem para exprimir sentimentos e emoções”

Cláudia Toscano

Bonjorno, sonhocinema.blogspot.com!
[url=http://cialisdkee.pun.pl/ ]Acquistare cialis online[/url] [url=http://viagraycla.pun.pl/ ]Compra viagra in Italia[/url] [url=http://cialisonya.pun.pl/ ]Vendita cialis in Italia[/url] [url=http://viagrareta.pun.pl/ ]Acquistare viagra online[/url] [url=http://cialisybea.pun.pl/ ]Vendita cialis in Italia[/url] [url=http://athe.pun.pl/ ]Compra [/url]

Enviar um comentário