« Home | A Vingança do mais "fraco" » | I´m Back!!! » | Alma Gémea » | Siza Vieira » | Quando "Shinning" encontra "O Sexto Sentido" » | Ideias sobre Arte Contemporânea » | Opus da Vida de um Homem Banal » | Para Reflectir... » | O Amor num Punhal » | Samara volta a atacar!!! :) »

O Fim de uma Saga


Star Wars 3 - A Vingança dos Sith Posted by Hello

Aqui está o filme que os fãs de Star Wars tanto ansiavam, o episódio final da primeira triologia e onde se revela, finalmente, como surge Darth Vader e se obtêm a resposta a várias questões em aberto da segunda triologia. Não sou um fanático da série, no entanto, os filmes que compôem a segunda triologia sempre mexeram comigo e fizeram-me acreditar num mundo de fantasia e onde a dualidade bem/mal estava bem definida. Em termos da triologia inicial, não tenho um filme favorito, no entanto, a cena mais marcante é a do final do "Regresso de Jedi" onde Darth Vader se revela pai de Luke.
Quando soube da ideia de George Lucas em voltar a pegar no universo Star Wars, mas desta feita começando pelo inicio fiquei entusiamado porque Vader sempre exerceu em mim algum fascinio, nomeadamente com a sua respiração pesada e a sua voz potente (James Earl Jones) e saber como Anakin se tornou no monstro tornou tudo ainda mais aliciante. Os dois primeiros episódios são bastante fracos comparados com a segunda triologia, no entanto, "A Guerra dos Clones" já tinha alguma consistência e apresentava um dos ícones da triologia seguinte, o assasino profissional Jango Fett (pai de Boba Fett que captura Han Solo).
Este terceiro tomo, é um filme com muita acção, no entanto e em minha opinião, é um filme onde se abusa dos efeitos especiais em detrimento da emoção e do argumento (ver sequência inicial e o desmenbramento de Anakin). A emoção com que vi a segunda triologia não se compara com os novos filmes e apenas senti o mesmo nos minutos finais deste filme, quando Anakin se transforma em Darth Vader (quando se ouve a respiração pesada pela primeira vez é aquele momento que vale todo o filme).
Quanto a mim o actor Hayden Christiansen foi um erro de casting pela sua inexpressividade e as sequências de amor entre Anakin e a Rainha Padmé (Natalie Portman que eu espero esteja bem melhor no seu proximo filme, a adapção da graphic novel de Alan Moore "V for Vendetta") são ridiculas, falta emoção tendo Lucas apostado mais nos efeitos especiais. De todo o elenco desta triologia destaco de forma sublime Ian McDermid no seu Imperador Palpatine e Christopher Lee no Conde Dooku.
É sempre bom saber como as coisas tiveram a sua origem e com esta nova triologia verifica-se que a base do universo Star Wars é a história de um miudo diferente dos outros, com muita ambição e que o amor o puxa para o lado negro da Força. Seria interessante ver o que faria Lucas da última triologia, mas possivelmente isso nunca será possivel e talvez seja melhor assim porque talvez fosse mais tecnologia que emoção.
Que a Força esteja convosco!!