« Home | Duvidas... » | A Luta de um Pai » | Pinguins ao Poder!! » | Racismo na América » | Séries de Culto 3 - "Donas de Casa Desesperadas" » | Séries de Culto 2 - "Sete Palmos de Terra" » | Momento de Reflexão » | Séries de Culto 1 - "Perdidos" » | Regresso às origens » | Uma boa diversão »

Séries de Culto 4 - "Carnivàle"


Carnivàle Posted by Picasa

A febre de lançamento de packs com séries de televisão, em DVD, continua a sua expansão em Portugal, abrangendo desde séries nostálgicas (Verão Azul, Os 3 Dukes, Macgyver), séries com sucesso garantido e actuais (Seinfeld, Simpsons, Sete Palmos de Terra), séries maltratadas pela televisão que temos (ER, Os Homens do Presidente) ou aquelas que nunca estrearam por cá (A Feira da Magia - Carnivàle, Raymond e Companhia ou A Louca Vida de Larry).

A série de que vos falo tem o nome de "A Feira da Magia" e em Inglês "Carnivàle" e vem da prestigiada HBO. A história é bastante complexa e houve quem já comparasse este seriado como um mix entre "As Vinhas da Ira" de Steinbeck com o "Freaks" de Tod Browning e pitadas de David Lynch. Tentando resumir, trata-se da tipica luta entre o bem (Ben Hawkins) e o mal (Brother Justin Crowe), com a particularidade de tudo se passar nos anos 30 em plena Depressão nesse país chamado América.
Trata-se de uma história bem mais complexa, apenas assistindo se pode apreender toda a sua complexidade. O mais aliciante para mim é o facto de Ben percorrer os EUA com um circo (que dá o nome à série "Carnivàle") onde existe toda uma paleta de "freaks" como: o manager anão (o anão do Twin Peaks que falava ao contrário); um ajudante aleijado de uma perna; uma familia de dançarinas/prostitutas (pai, mãe e 2 filhas); uma rapariga que lê Tarot através da psique da mãe catatónica; 2 gémeas ligadas pela anca; um "homem lagarto"; uma mulher barbuda, um cego com poderes mentais (o excelente Patrick Bauchau, que podia ser visto na serie "Pretender"); uma encantadora de serpentes e o seu filho forte; o inevitável gigante (o actor que faz de gigante no filme "Big Fish") e um (a) manager invisivel com voz de Linda Blair (não creditada). Toda a série cresce quando se desenvolve a história do circo e os diferentes relacionamentos entre as personagens que o compõe.
Além de um excelente cast, toda a série reiventa uma mitologia e o papel da América no Mundo com um tom sujo e um ambiente fantástico. Não se assustem com as bizarrias e apostem na diferença e no que não conhecem, podem vir a ser surpreendidos.
Apesar da série ser viciante, a HBO decidiu terminá-la após a 2ª temporada (dizendo que tudo tinha ficado esclarecido) por falta de audiências, no entanto, a ideia é contraditória quando um canal de televisão que aposta forte na diferença (Sopranos, Sete Palmos de Terra, Sexo e a Cidade) recusa uma série adulta, dificil, mas muito compensadora apenas pelas audiências.
Arrisquem, comprem o pack e vejam se não tenho razão.
Carpe Diem