« Home | Amor Doentio » | Animação pouco infantil... » | Pérolas do Indie 2 - "Offside" » | Imaginação Vs. Vida » | Pérolas do Indie - Day Night Day Night » | Na Mente de um Viciado » | Asfixia rumo ao Sol » | Sonhos da Mente » | Descobertas de Culto - Big Love » | Indie Lisboa 2006 - Um Vicio a preservar »

O Poder da Familia

Fui ver este filme, antes de mais, como consequência do "hype" gerado por esse Mundo fora e que o colocou nas listas dos melhores filmes de 2006.
E o resultado do "hype", pelo menos desta vez, é muito acertado porque se trata de um filme estupendo!!! Quem pense que a história se reduz a um filme de monstro terrivel, mortes e exterminio ficará muito decepcionado...
Trata-se, acima de tudo, de um filme sobre o poder da familia e a união entre 5 pessoas, comuns, com os laços de sangue a uni-las. Temos um pai que foi, outrora, negligente, um filho estupidificado e outro com curso superior mas sem emprego, uma filha atleta olimpica (tiro com arco) e uma neta inteligente e carinhosa.
Tudo começa quando um médico americano, sedidado na Coreia do Sul, ordena a um seu subordinado que deite pelo cano todo o formalideo que tem, indo este desembocar no rio Han (primeira alfinetada aos EUA e, segundo o realizador, baseado num caso real)... sendo esta uma substância radioactiva, origina o monstro do filme (excelentes efeitos especiais para um "peixe", no mínimo, fora do comum). Durante a sua primeira aparição, o monstro leva a neta da familia, criando assim a união no grupo familiar para a procurar e resgatar.
Todo o filme fala da união familiar, com momentos de comédia negra, que o tornam diferente do "monster movie" comum, além de que esta familia não tem quaisquer poderes especiais, são pessoas que buscam forças no seu interior para enfrentar a desgraça... não são todas as familias assim, quando um dos seus é atacado?
Além do drama com o monstro, todo o filme é uma ácida critica ao comportamento dos EUA no Mundo e um libelo a favor da ecologia, inclusivamente as sequências mais cómicas são mesmo aquelas onde a parte americana intervém. Podemos depreender do título internacional do filme, "The Host", que o realizador quer considerar a Coreia do Sul como o hospedeiro dos EUA, para que estes lancem o seu vírus? E por falar no realizador, aqui me levanto e bato palmas ao Sr. Bong Joon-Ho pelo magnifico tempo que me fez passar.
Quero ainda referir toda a beleza plástica do filme... os malabarismos do monstro, a sequência final em que a familia o enfrenta, a união entre os familiares, a protecção da neta ao miudo que cai no covil do monstro... tudo isto nos enche o olhar e nos faz querer conhecer melhor a cinematografia coreana.
Não percam um filme de emoções fortes com um final não convencional, mas muito belo, deixo-vos com a foto da familia gloriosa e o meu Carpe Diem:



PS: Vi o trailer de 2 filmes que me deixaram água na boca e dos quais irei concerteza falar aqui, um é a nova animação da Pixar e de seu nome "Ratatui". O outro é um filme que gerou um imenso hype no Festival de Cannes, em 2005, com o nome de "Pele Misteriosa" (Mysterious Skin, no original), realizado por Gregg Araki. A ver vamos...