« Home | Uma Paixão Surreal » | Angustias de Ser Português » | Serie de Culto 6 - CSI Miami » | Quando a Beleza mata a Besta » | Aventuras Juvenis com Magia... » | Em busca do Amor após a morte » | Luta de uma Mãe » | Deliciosamente Genial!! » | A "Paixão" do Grunge » | Estranheza... »

Terror Perfeito


A Descida Posted by Picasa

Acontece, por vezes, desconhecermos um realizador ou os actores de certo filme e ficarmos agradavelmente surpreendidos pelo produto final, neste caso um excelente filme de terror onde existem verdadeiros sustos e uma eficácia suprema na gestão do suspense e das expectativas dos espectadores.
O filme começa com o drama pessoal de uma mulher (Sarah) cujo marido e filha morrem num acidente de viação, por descuido do primeiro e onde todos os 3 se encontravam... um ano depois 5 amigas de Sarah decidem anima-la e, dado que todas adoram emoções fortes, decidem explorar uma caverna. O curioso é que uma das amigas (Juno) esconde das outras que a caverna onde vão entrar nunca foi explorada e mal elas sabem que nas profundezas se esconde um grupo de criaturas muito particular.
Toda a mecânica do filme é excelente, a acção passa-se no subsolo em grutas mal iluminadas e estreitas com um espaço claustrofóbico e onde as personagens dependem umas das outras para prosseguirem o seu caminho. A grande surpresa advêm da descoberta de vestigios de anteriores aventureiros e um grupo de seres predadores muito parecidos com humanos...
Adoro filmes de terror mas confesso que, raramente, me assusto com os filmes actuais porque não conseguem ser originais, dividindo-se entre os filmes de adolescentes aos berros, os de terror japonês (em remakes americanos) ou os pseudo documentários. Este filme consegue realmente assustar, dado o seu ambiente opressivo e a força das 6 mulheres que não são estupidas e apenas querem sentir adrenalina (há uma historia paralela mal resolvida entre Juno e Sarah) e a criação de uma "tribo" de seres das cavernas muito verossimil.
Nota-se neste filme a influencia de um filme de John Boorman ("Deliverance"), onde um grupo de homens procura sobreviver mudando a sua personalidade. Neste filme Sarah também sofre uma mutação, entre a pessoa em dor do inicio e a guerreira do seu final, exemplo excelente disto é toda a sequência no lago de sangue (sim, é um filme "gore", mas sem ser excessivo) onde a personagem se torna mais animal (um indicio de vir a se tranformar num ser das cavernas?).
Outro ponto forte do filme reside no seu falso final, a ideia de "happy end" que todos esperam e o retirar do tapete por parte do realizador... aquele sorriso final que poderá dizer? Na minha perspectiva, Sarah terá desistido de lutar e ficou em paz com a filha, porque vingou o sucedido um ano antes e a caverna apenas teria um sentido.
Se pretendem emoções fortes e um filme de terror que pede meças à serie B americana e é de longe mais inteligente do que muitos produtos que por ai andam, não percam este filme antes que saia de cartaz.
Carpe Diem.
PS: Será que alguma distribuidora portuguesa consegue exibir em Portugal o filme anterior do realizador deste filme e que tem sido um fenómeno de culto por todo o Mundo onde tem sido apresentado? O seu nome é "Dog Soldiers" e se for tão bom quanto este creio que seria uma excelente aposta.

Pois...parei de ler o post a meio porque quero ir ver o filme...!!! Demasiado descritivo;)!

Enviar um comentário