Serie de Culto 6 - CSI Miami
CSI Miami
Retorno à rubrica que criei acerca das excelentes séries que andam a passar nas televisões de todo o Mundo, para salientar aquela que me faz ficar acordado de madrugada a uma Quinta, apenas para não perder pitada da vida de Horatio e companhia.
Quanto a mim, esta série é superior aos CSI Las Vegas (apesar do carisma de William Petersen) e CSI Nova York (a pior das 3 e quem tem o AXN pode comprová-lo) dado que se tratam de episódios inventivos e com um grupo de actores soberbos, com destaque para David Caruso que fez brilhantemente a primeira temporada de "Balada de Nova York".
A série passa-se em Miami e tem sempre um tom bastante quente, no entanto, a trama e os diferentes argumentos são sempre originais e por vezes violentos... existe mesmo um fio condutor nos episodios referente à morte do irmão de Horatio Crane, um policia que estava em missão disfarçado e que, supostamente, terá morrido. A mulher do irmão é a grande paixão de Horatio, o que o leva a complicar tudo o que diga respeito ao relacionamento entre os dois.
A mecânica da série é identica a todas as outras com as suas reconstituições de crimes e a forma como, de modo inteligente, nos faz pensar e tentar adivinhar o que realmente aconteceu. Apesar de ser um "spin off" da CSI Las Vegas, em minha opinião, é largamente superior a esta.
Esta série é bem mais emotiva que o CSI Las Vegas, principalmente devido ao seu protagonista (os olhares, o meio sorriso, a ironia) e à sua equipa, sendo isso bem visivel quando a sua médica legista antes de analisar qualquer corpo lhes afaga o cabelo como se aquando a morte pudessem ser recompensados do que sofreram. A série tem como produtor Jerry Bruckheimer, responsavel por blockbusters como "Con Air" ou "O Rochedo".
Uma série que recomendo vivamente, a ser transmitida na SIC às Quintas de madrugada (repetindo ao Sábado e Domingo) ou no canal de cabo AXN.
Carpe Diem.