Globos de Ouro 2006 I - Rescaldo de Cinema
Sem darmos por isso lá passou mais um ano e eis que chega a época dos prémios e da sua festa maior, os Óscares... enquanto estes não chegam tivemos esta madrugada a atribuição dos Globos de Ouro, votados pela imprensa estrangeira em Hollywood e que, além de cinema, também permeia as séries de Tv.
Dado que grande parte dos filmes vencedores ainda não estrearam em Portugal não poderei tecer a minha opinião, no entanto, é interessante verificar que o cartaz de vencedores b tem temáticas bem liberais: uma história de amor entre 2 homens (Brokeback Mountain), a vida de um transexual e o relacionamento com o filho (Transamerica), um "biopic" de um escritor gay (Capote), filmes políticos (Syriana e O Fiel Jardineiro) e a cereja no topo do bolo que é o filme oriundo da Palestina como melhor filme estrangeiro. Agora resta saber se a Academia de Hollywood também vai ter esta coragem, principalmente se tivermos em conta o seu elevado conservadorismo e o facto de nem sempre vencerem os melhores, apenas por não serem politicamente correctos.
Antes de "postar" os vencedores apenas queria salientar a justeza do prémio atribuido a Rachel Weisz que tem um papel cheio de beleza e força no magnífico "O Fiel Jardineiro". Os vencedores foram:
Melhor Filme: Brokeback Mountain
Melhor Realizador: Ang Lee (Brokeback Mountain)
Actriz Drama: Felicity Huffman (Transamerica)
Actor Drama: Philip Seymour Hoffman (Capote)
Actriz Comédia/Musical: Reese Witherspoon (Walk the Line)
Actor Comédia/Musical: Joaquin Phoenix (Walk the Line)
Actriz Secundária: Rachel Weisz (O Fiel Jardineiro)
Actor Secundário: George Clooney (Syriana)
Melhor Filme Comédia/Musical: Walk the Line
Melhor Filme Estrangeiro: Paradise Now da Palestina
Melhor Argumento: Brokeback Mountain
Resta apenas dizer que os filmes vencedores irão estrear em Portugal, durante estes 2 meses, e como estou curioso em vê-los aqui deixarei o meu comentário em breve.
Carpe Diem.