Revolução das Ideias
Os Edukadores
O filme retrata a luta de 3 jovens, revoltados com a vida actual de consumismo desenfreado, sem ter em conta a miseria que existe no Mundo, seja fisica, monetaria ou pura e simplesmente das ideias. Jan e Peter unem-se sob a forma dos "edukadores" de forma a educarem os ricos para os seus excessos, entram em casa destes, nao roubam nada e alteram os objectos de lugar deixando sempre a frase "os vossos dias de abundancia estao contados".
Jule desconhece esta faceta do amigo (Jan) e do namorado (Peter), no entanto e na ausencia deste ultimo, os dois primeiros decidem entrar na casa de Hardenberg (um rico empresario cujo carro sofreu um acidente de responsabilidade de Jule e do qual esta tem de pagar uma elevada quantia) para o "edukarem". Nem tudo corre bem, os dois sentem atracção fisica e Jule quando abandona a casa deixa o seu telemovel la dentro... Hardenberg apanha-os dentro da casa e a solução é o rapto.
O filme tem caracteristicas do estilo Dogma: camera ao ombro, privilegio aos actores, dialogos soberbos e sobretudo troca de ideias. Trata-se de um filme que coloca em causa a ideia capitalismo/defesa dos pobres, não sendo sectário e demonstrando o que cada lado da contenda pensa. O filme apresenta ideias geniais, sendo o cativo mais inteligente que os captores quando procura sempre uma forma de escapar (seja colocando-os uns contra os outros por via do ciúme, seja pela tentativa de aproximação por defesa dos mesmos ideais).
Um filme que deveria ser visto por todos e um excelente meio para debater as ideias que dele surgem, são filmes destes que me fazem amar o cinema, não apenas aqueles blockbusters onde se esquece tudo logo de seguida, estes filmes fazem pensar e olhar a Vida de outra forma.
Um dos momentos mais aliciantes do filme resulta do dialogo entre os 4 à mesa da cabana, onde Jule pergunta ao empresário porque este não dá o seu ordenado para fazer uma pessoa pobre feliz, a resposta deste e que vontade não lhe falta, mas sente que isso não seria suficiente. O mais curioso é que o empresário sendo rico, não tem tempo para gozar os luxos inerentes à sua vida, se assim é, qual o interesse em ter dinheiro? Mais vale ser pobre e aproveitar o que se tem ao máximo, sendo fieis connosco proprios.
No final fica demonstrado que por mais que uma experiência possa ser traumatizante e modificadora de estilo de vida, se as pessoas não sentirem que devem mudar tudo se mantem.
Aproveitem a Vida e sejam fieis aos vossos ideais
Carpe Diem.