Uma Homenagem aos Bombeiros
Brigada 49
Aproveitando a tarde de Carnaval fui, juntamente com a minha familia, assistir a este filme comovente e tocante acerca dos bombeiros, esses homens e mulheres que arriscam a sua própria vida combatendo o fogo e ajudando outras pessoas. Em termos cinéfilos, trata-se do típico filme de catástofre com personagens esquemáticas (o chefe compreensivo, a mulher que fica em casa aflita, o bom companheiro, o ingénuo bombeiro, o duro...), onde o fogo tem o principal papel.
Na génese deste filme esteve a homenagem aos bombeiros que heroicamente salvaram milhares de pessoas durante os atentados do 11 de Setembro nos EUA, sendo essa uma das razões para que as personagens retratadas apenas tenham boas intenções ou lados bons... todas as cenas de incêndios contaram com chamas verdadeiras e são mesmo as mais impressionantes do filme.
A história retrata a entrada de um jovem aspirante a bombeiro (o sempre excelente Joaquim Phoenix), com o objectivo de salvar pessoas. Ao longo do filme acompanhamos o seu desenvolvimento (enquanto bombeiro e pessoa), o seu relacionamento com o chefe (John Travolta, num papel de um controle absoluto) , com os seus companheiros na brigada (nos EUA chama-se "ladder", que também significa escada) e a sua mulher (a actriz Jacinda Barrett).
Em minha opinião trata-se de um filme interessante, um excelente entertenimento e uma forma de demonstrar que existem pessoas que se preocupam com outras e que fazem disso o seu modo de vida. Principalmente nos tempos que correm, saber que existem homens e mulheres que entram em casas a arder quando todos os outros tentam fugir, "apenas" para salvar outras pessoas é, no minimo, reconfortante e impressivo.
Um filme simples, com bons interpretes e um final surpreendente, mas de acordo com o seu ideal subjacente.
Carpe Diem
Eu também fui ver a Brigada 49 e devo dizer que gostei bastante. É daqueles filmes que emociona bastante. Gostei muito!
Posted by ROSAXIQUE | 9:11 da manhã