O Sonho Parte 2
Antes do Anoitecer
Após uma espera que parecia interminável, os actores do primeiro filme e o seu realizador (Richard Linklater) decidiram que era altura de regressar a Jesse e Celine para verificar o que lhes tinha acontecido 9 anos depois.
Jesse tornou-se escritor e vende o bestseller baseado na sua "one night stand" com Celine em Viena. Por coincidência (ou talvez não...) vai apresentar o livro pessoalmente a Paris onde dá de caras com o seu amor mal resolvido e este filme magnificamente realizado e interpretado dura exactamente os 90 minutos que Jesse tem até apanhar o avião de regresso aos EUA. Durante esse tempo o casal deambula por Paris e reaprendem a ouvir-se, a conhecer-se, a redescobrir-se porque neste momento cada um ultrapassou os 30 e a fase da inocência não existe mais. O ideal de amor é substituido pelo cinismo da idade, pela acumulação de desastres amorosos, pelo facto de ambos não serem felizes.
Saliento 2 sequências no filme que me parecem do melhor que existe em filmes românticos, a primeira passada num carro sem que haja qualquer corte no plano de filmagem e com a camara sempre em cima dos actores. A outra trata-se da cena final em que o filme é tão enigmático como o primeiro (não vou contar o fim nem se eles se encontraram 6 meses depois porque quero que vocês descubram estes 2 filmes).
"What if u had a second chance with the one that got away?" Que vocês fariam? Arriscavam tudo e começavam de novo ou mantinham a vossa vida mesmo que para isso fossem infelizes e incapazes de prosseguir no sonho? Eu sei o que escolhia e mesmo que vocês não saibam, Jesse e Celine "allways have Paris" :)
Carpe Diem