« Home | Uma Homenagem aos Bombeiros » | O Melhor Filme de Sempre... » | O Aviador » | And the winner is... » | Dois Filmes, Um Sonho » | O Sonho Parte 2 » | A Amizade » | Quando a BD e o Cinema se juntam... » | Meu Primeiro Post »

Ascenção e Queda de uma Vedeta


Ray

Aqui está um dos sérios candidatos a vencedor na cerimónia dos Óscares do próximo dia 27, trata-se do filme baseado na vida do cantor soul Ray Charles, que esta madrugada ganhou, a título póstumo, vários Grammys pelo seu ultimo album.
A vida do cantor é exposta de forma sincera e em formato, digamos, bíblico pois temos a ascenção da estrela (os primeiros anos), a sua queda (com o abuso de heroina) e redenção final (o sacrificio para deixar a droga por amor à familia). O filme está recheado de momentos musicais sublimes e todas as suas musicas mais conhecidas estão representadas, como a mítica "Georgia on my Mind" (musica que é o hino do estado da Georgia).
A forma como Ray Charles compunha, a sua garra, a sua inteligência, o seu amor à musica e à descoberta de uma nova forma de cantar (mistura de gospel, blues e country) são interpretadas, de forma sublime, pelo actor Jamie Foxx (dêm-lhe já um Óscar!!!). Ele compõe o cantor de forma milimétrica, todos os tiques estão lá (muitos deles derivados da dependência de cocaína), a garra e a forma de tocar o piano. Uma curiosidade: o actor apenas não canta no filme, de resto é ele que faz tudo (apesar de saber cantar e tendo actuado em dueto com a Alicia Keys na cerimonia dos Grammys numa homenagem ao Ray Charles).
Do filme tenho, essencialmente, a reter 2 momentos, toda a sequência em que a mãe apreende que o miudo consegue ouvir mais que os outros (uma sequência de uma beleza estonteante) e quando o cantor se prepara para actuar na Georgia para racistas e recusa fazê-lo (foi dos primeiros artistas negros a tomar essa atitude que muito fez evoluir os direitos humanos nos EUA).
Trata-se de um filme fiel aos acontecimentos (demorou 15 anos a fazer e teve sempre a suprevisão do Ray Charles que escolheu, inclusivamente, o Jamie Foxx para o interpretar) e que, ao contrario de muitos "biopics", mostra o lado menos bom de uma estrela (adultério e drogas).
No fundo, aconselho vivamente o visionamento deste filme e, se puderem, adquiram a banda sonora com todas as musicas originais cantadas pelo próprio Ray Charles. De certeza que, ao verem o filme, não irão resistir a bater com o pé no chão para acompanhar o swing da musica.
Carpe Diem